sexta-feira, 29 de junho de 2012

FILME DOS ESPIRITOS

QUER VER UM BOM FILME ASSISTA E RELAXA.

HOJE 30 DE JUNHO COMEMORA A VOLTA DE CHICO AO PLANO ESPIRITUAL

10 ANOS SEM O CHICO O QUE MUDOU VC SABE?No Brasil e no Espiritismo.

A liberdade Espirita

  A  LIBERDADE

 

 Joanna de Ângelis

 
Ardorosos propagandistas da liberdade ateiam o fogo da revolução, propondo a destruição dos impositivos escravagistas, fomentando lamentáveis guerras de extermínio, em cujos campos juncados de cadáveres são hasteadas as bandeiras dos "direitos dos homens".
Sinceros lidadores do bem, apiedados da situação dos escravos submetidos a hediondo jugo, por preconceito de cor, de raça, de religião, estimulam os ideais de liberdade, arrojando fora as cangas impiedosas da dominação arbitrária, muitas vezes doando a própria vida em favor da causa que abraçam.
Diplomatas infatigáveis exaurem-se em tentativas de acordos pacíficos, lutando tenazmente para arrancar da servidão povos minoritários e nações esfaceladas pelas lutas intestinas ou alienígenas, restaurando-lhes a liberdade.
Economistas cuidadosos e sociólogos abnegados trabalham afanosamente, conquistando para os diversos povos da Terra a liberdade através do equilíbrio da balança financeira internacional, que ainda padece de monopólios infelizes.
Sanitaristas e profissionais da saúde mergulham nos laboratórios de pesquisa, buscando debelar as causas matrizes das doenças que dizimam multidões, oferecendo-lhes a liberdade de movimento e equilíbrio, na conjuntura carnal.
A liberdade real, no entanto, transcende aos fatores e circunstâncias ambientais.
Com sabedoria ensinou o Mestre: — "Buscai a verdade e a verdade vos libertará."
Somente a perfeita identificação da criatura com o Criador concede-lhe a liberdade plena.
Nos países civilizados, onde os ideais da liberdade levantaram respeitáveis estados democráticos, pululam os escravos das ambições inferiores que menoscabam os direitos do próximo e promovem métodos de abomináveis dependências;
transitam pelas imensas avenidas do Orbe os dependentes das drogas sob estigmas cruéis;
movimentam-se milhões de submissos à sexualidade tresvariada, em estados desesperadores;
multiplicam-se os dependentes de viciações várias a que se entregam, em marcha inexorável para o suicídio ou a loucura...
Prisioneiros das necessidades dissolventes não fruem das liberdades humanas, antes, delas se utilizam, para mais vitalizarem os caprichos e os condicionamentos a que se jugulam, em alucinadas buscas do prazer extenuante.
Respeita os heróis de todos os povos, que libertaram as pátrias da subjugação externa, sacrificando-se pelo ideal que abraçavam.
Luta, no entanto, pela libertação interior dos algozes que residem no teu mundo íntimo, vencendo com crueldade os teus propósitos superiores.
Livre é todo aquele que ama, serve e crê, não se impondo a ninguém e porfiando no combate da luz contra a treva que tenta obstaculizar a verdade que liberta para sempre.
...E se for necessário dar a vida física, sob qual condição seja, para que a mensagem do Senhor atinja as criaturas do teu caminho, alegra-te e doa-a, porquanto morrendo, nascerás para a vida plena e livre.
 

Emmanuel

ola vamos ouvi e ver é lindo!!!

terça-feira, 26 de junho de 2012

o poder das Aguas( Emoto)


Pergunta: Você descobriu se a distância fez alguma diferença quando as pessoas oraram para a Água? Por exemplo, se as pessoas no Japão fossem orar para a Água na Rússia, isso seria diferente das pessoas rezando para a Água que está bem diante delas?
Dr. Emoto: Nós só experimentamos isso uma vez para o livro. Mas, nesse experimento, a distância não pareceu importar. A intenção e as oraçòes das pessoas continuam influenciando a Água. Nós ainda não tentamos mais experimentos de longa distância. Porém, imagino que a distância não faria muita diferença. O que faria a diferença é a pureza da intenção da pessoa que está fazendo a oração. Quanto maior for a pureza da intenção, menor será a diferença que fará a distância.
Pergunta: Você percebeu alguma diferença entre uma pessoa orando para a Água comparativamente a um grupo inteiro orando para a Água?
Dr. Emoto: Desde que a Água reflete a energia composta do que está sendo mandado para ela, a estrutura cristalina reflete as vibrações compostas do grupo. Então, uma pessoa rezando reflete a energia da intenção daquela pessoa. Em termos do poder que o efeito pode ter, se você tiver uma pessoa orando com um senso profundo de clareza e pureza, a estrutura cristalina será clara e pura. E mesmo se você tiver um grande grupo de pessoas, se a intenção deles, como um grupo, não é coesa, isso resulta em uma estrutura de Água incoesa. Porém, se todos estão unidos, juntos, você encontrará um harmônico e bonito cristal como um criado por uma oração de uma pessoa com grande pureza.
Em um de nossos experimentos, tínhamos um pouco de Água em uma mesa e 17 participantes, todos em pé, em um círculo em volta da mesa, segurando as mãos. Então, cada um dos participantes disse uma palavra bonita de sua escolha para a Água. Palavras como unidade, Amor e amizade. Tiramos fotos antes e depois e pudemos obter algumas bonigas estruturas de cristais como resultado.
Pergunta: A Água é influenciada imediatamente ou tem um intervalo para a reação?
Dr. Emoto: Nesses casos nós observamos a Água imediatamente, então nós podemos dizer que a Água é mudada instantaneamente.
Pergunta: Você alguma vez já testou líquidos humanos, como sangue, saliva, urina, etc?
Dr. Emoto: Sim, porém os líquidos com outros elementos como Água do mar, sangue e urina não formam cristais. Mas nós pudemos diluí-los com Água destilada, para alguma coisa em torno de 10 para -12 ou -20. Isso dilui o componente dos outros elementos a ponto de podermos congelar uma amostra e obter cristais.
Pergunta: Então você pode ver o efeito da energia curadora que tem uma oração em uma pessoa olhando os cristais formados pelo seu sangue ou urina?
Dr. Emoto: Até onde dizem os experimentos relatados com o corpo humano, existem várias influências sutis que também devem ser levadas em consideração. Apesar de estarmos observando isso, nós não publicamos nenhuma informação ainda. Mas você vai ouvir falar nas nossas descobertas sobre isso no futuro.
Pergunta: Se pudermos "contaminar" Água com a energia de várias palavras, por exemplo, com a palavra "saúde", então poderemos ter a Água com essa vibração e usá-la para coisas como regar plantas, cozinhar, etc?
Dr. Emoto: Não tentamos isso, mas algumas pessoas que leram o livro estão experimentando, rotulando garrafas com Água de torneira com palavras como "Amor" e "gratidão" e usando essa Água para regar as plantas ou colocando flores na Água. Eles estão descobrindo que as flores duram muito mais e as plantas neste jardim estão muito mais radiantes.
Pergunta: Uma vez que uma certa vibração é apresentada à Água, por quanto tempo a Água se "lembra" dessa estrutura cristalina?
Dr. Emoto: Isso será diferente, dependendo da estrutura original da Água. A Água de torneira perde a sua memória rapidamente. Nós nos referimos às estruturas de Água cristalina como "aglomerados". Quanto menor o aglomerado, mais tempo a Água retém a memória. Se existe muito espaço entre os aglomerados, outra informação pode facilmente se infiltrar nesse espaço, tornando difícil para os aglomerados manterem a integridade da informação. Outros microorganismos também podem entrar nesse espaço. Uma estrutura mais próxima mantém melhor a integridade da informação.
Pergunta: Que tipos de palavras criam aglomerados menores e que tipos de palavras criam aglomerados maiores?
Dr. Emoto: Palavras de insulto, como "estúpido", destroem aglomerados. Você não verá qualquer tipo de cristal nesses casos. Palavras e frases negativas criam grandes aglomerados ou não os formarão. E palavras e frases positivas e bonitas criam aglomerados pequenos e próximos.
Pergunta: Você disse que algumas palavras negativas não formam aglomerados, mas vimos nas suas fotos que elas ainda assim formam padrões característicos. Como você classifica esses modelos?
Dr. Emoto: Pense nisso em termos de vibração. É fácil entender que a língua – a língua falada – tem uma vibração. Palavras escritas também têm uma vibração. Se eu fosse desenhar um círculo, a vibração do círculo seria criada. Tudo na existência tem uma vibração. O desenho de uma cruz vai criar a vibração de uma cruz. Então, se eu escrever as letras A M O R, estas letras formarão a vibração de Amor. A Água pode imprimir essas vibrações. Palavras bonitas têm vibrações bonitas e claras. Mas palavras negativas colocam vibrações feias e incoerentes, que não formam aglomerados. A língua não é algo artificial, mas alguma coisa que existe naturalmente. Acredito que a língua é criada pela natureza.
Pergunta: Isso significa que toda palavra tem a sua própria assinatura de vibração ou aglomerado que é único?
Dr. Emoto: Sim. Durante a nossa evolução, nós aprendemos quais sons são perigosos, quais sons são calmantes e seguros, quais sons são prazerosos e assim por diante. Nós, vagarosamente, aprendemos sobre as várias vibrações das leis da natureza. Nós aprendemos isso pelo instinto e pela experiência. Nós acumulamos estas informações pelos tempos. Começamos por sons simples como "a" ou "u" ou "e", que foi se envolvendo em sons mais complexos como "Amor". E estas palavras positivas criaram estruturas cristalinas "naturais" – que são todas baseadas no hexágono.
De fato, a estrutura de toda evolução na natureza, de uma perspectiva informacional, é baseada no hexágono. A razão pela qual o hexágono é formado tem a ver com a reação química do anel de benzeno. Assim como uma estrutura hexagonal é sinal de vibração positiva, acredito que a falta de estrutura básica hexagonal, de acordo com as leis da natureza, contém uma vibração destrutiva. Então, quando olhamos para coisas que não existem naturalmente – coisas que são artificialmente criadas – muitas delas têm a falta dessa estrutura hexagonal e então elas têm, acredito, uma vibração destrutiva. Esse princípio é o que penso que torna palavras de xingamento e insulto destrutivas. Essas palavras não estão de acordo com as leis da natureza. Então, por exemplo, eu penso que você provavelmente achará taxas mais altas de crimes violentos em locais onde muita linguaguem negativa está sendo usada. Assim, como diz a Bíblia, primeiro veio a palavra, e Deus criou toda a criação da palavra.
Então, as palavras convertem as vibrações da natureza em som. E cada língua é diferente. O idioma japonês tem o seu próprio conjunto de vibrações que difere do inglês. A natureza na América é diferente da natureza no Japão. Um cedro americano é diferente de um cedro japonês, então as vibrações que vêm dessas palavras são diferentes. Dessa forma, nada contém a mesma vibração que a palavra "arigatô". Em japonês, "arigatô" significa "obrigado". Mas mesmo quando existe um mesmo significado, "arigatô" e "obrigado" criam diferentes estruturas de cristais. Toda palavra em toda língua é única e existe somente naquela língua.Pense nisso.

Prece aos Orixas( Umbanda)

PRECE AOS ORIXÁS

PRECE AOS ORIXÁS

Tudo o que eu quero é…
Ter a longevidade das palavras de Oxalá…
Ser livre como o vento de Iansã…
Ser justo como o machado de Xangô…
Ser forte como a espada de Ogum…
Ser firme como o arco e reto como as flechas de Oxossi…
Ser mágico como as forças de Obaluaê…
Ser infinito como a sabedoria de Nanã…
Ter a doçura das águas de Oxum…
E as forças dos mares de Yemanjá…
Ter a alegria da gargalhas dos Exus…
E a boa esperteza do Malandro Zé Pilintra…
Ser humilde e paciente como meus Pretos Velhos…
Carregar a lealdade dos amigos Caboclos…
Ter o equilíbrio dos Marujos…
A fé na reza dos Boiadeiros…
O amor ao mundo dos amigos Ciganos…
E um dia merecer a doçura de meus Erês!
Que assim seja . . .

domingo, 24 de junho de 2012

IMPLANTE ESPIRITUAL 2

Para um implante espiritual acontecer tem que ter condições ,favoráveis ambientes com grande contidade de fluidos densos,oriundos de pensamentos e sentimentos de baixa vibrações ,ou seja de moral baixa.Nesses locais nos quais as pessoas estão desgovernadas de seus discernimentos ,envolvidas em aura de prosmiscuidades sexual,ou drogas pesadas e leves. Acontece a formação da estrutura ideal para que o parasitismo aconteça em grande proporções.Os ambientes ou pessoas que são parasitadas estão em ressonanscia com emoções perturbadoras ,ou ,seja,.elas,-por elas próprias-dão toda condição para que a estrategia das sombras sejam cumpridas a risco.Em resumo as pessoas envolvidas e alienadas da vida espiritual (grande massa no mundo de pessoas) são facilitadoras da ação desses especialistas da sombras.Mas a pergunta mais feita como tenho um implante espiritual?Existe sintomas claros?Como faço para removelo?A resposta não é tão simples assim pelo simples fato de que todas essas ações maléficas oferecidas pelas sombras só são eficientes quando encontram ressonância com as falhas de caráter e em seu estagio evolutivo.As portas de entrada desse dispositivos são as fendas encontradas na nossa mente desequilibradas que vive estressantes do dia a dia .Essas fendas estão na vaidade na futilidade ,na ganancia,na raiva e em toda a forma de desiquilibrio emocional.Pense nisso .No video quando nosso amigo diz entra no corpo entenda assim,domina nossa mente psíquica e nos domina governando a nós pela mente doentia ok.Marco Buffa.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dragões e magos negros espiritualismo.

Dragões e Magos Negros  - O Exílio dos Dragões

Alcyone estrela, Alcione estrela, luz das pleiades, estrela de capela

Dragões e Magos Negros (Parte IV): AQUI


Recentemente, enquanto escrevia os 5 posts comentando a palestra do André Luiz Ruiz, surgiu uma dúvida quanto ao processo do exílio planetário, que ocorrerá até o final da transição planetária: como ocorreria o exílio dos dragões? Ficariam eles também aprisionados no satélite lunar até que sofressem o definitivo expurgo do sistema solar?
Tanto na obra “Herdeiros do Novo Mundo” como na trilogia “Reino das Sombras” é explicado que durante o processo de transição planetária, o umbral da terra (astral inferior) será gradativamente “higienizado” com a retirada de espíritos desencarnados que já tiveram sua última chance antes do exílio planetário, sendo que esses espíritos serão levados para o plano astral da Lua, aguardando em bases devidamente montadas nesse satélite o processo de exílio que terá seu auge no ano de 2036.
Mas será que espíritos em condições tão degradantes como os dragões, alguns inclusive em processos de decomposição do corpo mental inferior além do ovóide, já tendo chegado ao estágio de “ovóide petrificado” (maiores referências no livro “O Abismo” de Ranieri) poderiam ser alocados também no satélite lunar, já que provavelmente serão exilados em mundos ainda mais atrasados do que a futura morada dos magos negros e da maioria dos futuros exilados?
De repente capto um pensamento, claro, direto e incisivo: “–não.” Perguntei então mentalmente a entidade que enviava aquele pensamento: –Então seria em algum outro planeta do sistema solar? –Perguntei.   
–Concentre-se, tente enxergar a imagem que eu estou enviando pro seu campo mental e você conseguirá descobrir. –  respondeu a entidade.

Busquei captar mentalmente a imagem, assim como rastrear a vibração da entidade que estava em contato mental comigo. O modo de falar, o tom, a vibração espiritual, em suma, a energia que aquele ser emanava era típica dos guardiões. Vi então um pequeno corpo celeste, que parecia ser um satélite. Os espíritos amigos costumam trabalhar com as informações que estão no cérebro físico do médium, assim como com as informações que em algum momento emergiram do cérebro perispiritual e se fixaram no cérebro físico, no post a seguir (sexta parte dessa série) eu falarei mais sobre esse processo. O guardião já sabia de antemão do meu conhecimento sobre o evento em Erg, a vinda dos dragões pra Terra, então ficou mais fácil transmitir a informação sobre o exílio dos dragões utilizando esse “rastro mental” disponível no meu cérebro físico, que levaria a informações que já estavam no meu cérebro perispiritual, mais precisamente “orbitando” o meu campo mental. O guardião então esclareceu:
–Abra um mapa do sistema solar na tela do seu computador e veja você mesmo a localização do local onde os dragões serão exilados.
Procurei na internet uma imagem do sistema solar e abri essa aqui de primeira:


planetas sistema solar, ceres, sol e planetas, arte digital do sol


Ao abri-la meu olhar foi direto no minúsculo planetóide (ainda indefinido pela ciência como planeta embrionário ou planeta anão) de Ceres. Foi uma espécie de gatilho pra todas as informações que estavam no meu cérebro perispiritual emergirem pra consciência física.
Ceres está localizado exatamente no cinturão de asteróides, entre Marte e Júpiter, possui um terço de toda a massa do cinturão de asteróides, o que significa apenas 4% da massa da Lua.


planetoide Ceres, cinturão de asteroides, comparação Lua


O cinturão de asteróides surgiu, segundo nos esclarece de forma brilhante no livro “Erg” o médium Feraudy, devido a explosão do planeta conhecido como Erg, através de armas de destruição superiores as bombas de hidrogênio e somente igualáveis à energia que os atlantes conseguiam gerar em suas pirâmides. Ceres é exatamente a maior parte do antigo núcleo planetário de Erg, tanto que imagens do telescópio Hubble detectaram uma mancha na superfície de Ceres que possui 1 quarto do tamanho de todo o planetóide e segundo acreditam os astrônomos foi gerada pelo impacto de um asteróide com 25 kilômetros de tamanho (ou alguma arma que tivesse potência pra realizar algo do tipo). Ceres possui 3 camadas: um núcleo rochoso (75%), uma camada de gelo e água (25%) e uma fina camada de poeira.
Segundo as informações que pude acessar, será nesse planeta anão, outrora núcleo do planeta Erg destruído pelos dragões, que os próprios dragões serão primeiramente exilados, com o objetivo de separá-los dos demais exilados (magos negros, asseclas e todo o contingente de 2 terços de espíritos que vivem no orbe terrestre) devido a aura extremamente tóxica desses seres, suas condições precárias que os impedem inclusive de chegar ao umbral da Terra, pois já estão nas profundezas das profundezas do astral inferior e também pela necessidade de um amplo processo de reconstrução do corpo mental inferior e do corpo astral de cada um desses seres, muitos inclusive como já mencionado neste texto, no estágio de ovóide petrificado.


Justamente por essa necessidade e complexidade do processo de reconstrução de corpos que estão a milênios em avançado estado de decomposição, foi também escolhido um local (Ceres) próximo ao mais avançado mundo do sistema solar como nos esclarece Kardec na Revista Espírita de 1858 e posteriormente em 1860: Júpiter.
Está destinado aos maiores cientistas do sistema solar, que habitam o planeta Júpiter, cuidar do processo de reconstrução dos corpos dos ditadores do abismo. A grande camada de gelo que envolve o planetóide Ceres será de vital importância nesse processo, criando um habitat no astral de Ceres propício ao processo de reconstrução, bem diferente do intenso calor e da intensa radiação atômica que existe nas zonas mais profundas do astral inferior da Terra (como bem descreve Róbson Pinheiro na trilogia Reino das Sombras). Após esse processo de reconstrução que será muito doloroso para os dragões, se iniciará o processo final de reconstrução do corpo astral destes seres, já os preparando para o exílio em um mundo primitivo semelhante à Terra de 200 mil anos atrás. Esse processo ocorrerá no satélite jupteriano conhecido como Lua Europa, que possui uma atmosfera semelhante à terrestre e favorecerá, no plano astral, o processo final de preparação desses seres para as primeiras encarnações materiais no mundo exílio, que fica fora do sistema solar.  
Não é por acaso que Ceres está localizado justamente na constelação do Draco (Dragão) 


constelaçao estelar do draco, estrelas do dragao, alfa draconis

implantes extrafisico

O que é obsessão? É o processo em que um individuo ou entidade prejudica outra entidade ou pessoa,exercendo influencias que alterem seus estados .Essas influencias que alterem seus estados  pode ser consciente ou inconsciente,por ambas as partes.

Oque é obsessor? É considerado obsessor aquele que exerce influencia sobre alguem ,alterando ,diminuindo ou desorganizando a energia de uma pessoa ou mais ou entidade.

O que é obsediado? O obsediado é a pessoa ou entidade que recebe essa influencia ,sofrendo as consequencias dessas alterações ,desorganização ou diminuição da energia.

Tipos comuns mais comuns de obsessores:

Entre seres vivos.
Entre seres desencarnados .
Entre seres encarnados e desencarnados.
Entre pessoas e ambientes e objetos.Entre Espíritos desencarnados e ambientes e objetos.
Dizemos que obsessão é espiritual ou mediúnica quando a origem da ação obsessiva parte de um Espirito desencarnado .Pode ser gerada por um ou mais Espíritos.Um Espirito atua na energias mentais ou emocionais de um encarnado.Uma obsessão começa quando uma parte tem interesse na energia do outro e termina quando uma das duas partes começa a ter consciência da obsessão .Uma pessoa também torna obsessor quando quiser controlar ou manipula a outra pessoa.Influencia espiritual de pessoas ,namorados ,maridos ou esposas que já desencarnaram .Pense nisso

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O espiritismo é?


Religião Espírita

Cultura é a herança social de um povo. É o conhecimento que um determinado grupo acumulou, e está acumulando, à medida que enfrentou e enfrenta situações, dificuldades, desafios. Essa herança é mantida através dos valores, dos conceitos, da mentalidade das pessoas, que, em constante mudança, fazem adaptações que atendem às necessidades do grupo.
A religião é um segmento particular dessa cultura. Os conhecimentos construídos através das experiências e vivências da pessoa, e do grupo ao qual pertence, quando enfrenta questões básicas como o significado do sofrimento, da dor, do Universo, da existência, da vida, de Deus, determinam um conjunto que é chamado de religião. Portanto, as diversas correntes religiosas que existiram, e as existentes, refletem diferentes necessidades, diferentes escolhas de questões prioritárias, diferentes interpretações, diferentes respostas, diferentes atitudes e comportamentos.
As respostas não são dadas, mas construídas pela pessoa ao enfrentar as situações que a sua trajetória de vida apresenta. A visão religiosa é, portanto, uma ferramenta que facilita a construção de respostas.
A visão de Deus, por exemplo, e a relação Dele com os homens, foram se modificando à medida que o homem foi tendo entendimentos e vivências que permitiram novas interpretações.
Para a Doutrina espírita, a interpretação religiosa resulta da soma do conhecimento de várias pessoas, encarnadas e desencarnadas, que superam os seus entendimentos anteriores, propiciando respostas que sejam aperfeiçoadas, ampliadas e sustentem um comportamento diferenciado. A interpretação não é definitiva, acabada, absoluta. É aberta, permitindo que novas sínteses sejam realizadas à medida que o conhecimento das pessoas envolvidas se amplie. A religião espírita, portanto, não tem dogmas, não tem posições a serem defendidas com o sacrifício da razão, da compreensão. A Doutrina não pede que se sustente o que não se entende pois essa atitude não resultará em ato consciente e responsável.
A religião espírita não é a religião do maravilhoso, do sobrenatural, do mágico, do oculto, do mistério, pois “toda a sua extensão é alcançável através do conhecimento” (A. Grimm).
Na visão espírita, a interpretação religiosa não está isolada de outros segmentos de entendimento humano, como a ciência e a filosofia. A ciência, a filosofia e a religião são interdependentes e se completam, resultando em um quadro muito mais amplo de entendimento do ser humano e da vida do que cada uma delas consideradas isoladamente.
Para a Doutrina, a religião não necessita de templos, de cultos, de cerimônias, de rituais, de fórmulas, de prescrições, de sacrifícios, de promessas, de sacramentos. Ser religioso, para a Doutrina, não é pertencer a uma igreja, a uma instituição formal. Não há necessidade de sacerdotes; não há intermediários na ligação entre pessoa, creatura, e o seu Creador, Deus.
O Espiritismo não vincula à religião os conceitos de salvação, de culpa, de castigo, de pecado, mas sim aos de consciência, responsabilidade, avaliação crítica dos atos praticados.
A religião espírita é uma religião interior. É transformação individual; é intensa e extensa modificação de comportamento da pessoa segundo valores que ampliam a consciência de sua unidade com o Creador.
A Doutrina espírita afirma a sua singularidade na fé como sendo “sempre a razão através do conhecimento” (L.J.Correia); na esperança, como empenho de construir melhor o futuro; na prece, como exercício de identidade com o Creador; na dor, como reflexão para mudanças; no livre-arbítrio, como fundamental para a evolução; na evolução, como o significado da vida; na moral, como defesa da vida; na morte, apenas como transição entre o polissistema material e o polissistema espiritual; em Jesus, como exemplo, referencial maior para o cotidiano; em Deus, como “a unidade que se revela todos os dias quando nos procuramos” (A. Grimm); na Religião, como comportamento sempre em transformação.
O Espiritismo é a religião da compreensão alcançada, do entendimento construído, dos valores vivenciados, da modificação consciente do comportamento através do conhecimento renovado de si mesmo, do conhecimento renovado do significado e da unidade da vida, do conhecimento renovado da identidade com o Creador.
A postura do religioso espírita é a que faz “...reflexão sobre a realidade em que se vive para alcançar o conceitual da sua origem, da significação do espiritual, da natureza, do semelhante, da finalidade evolutiva da vida, do exemplo sublime e benevolente de Cristo, da grandeza, da bondade, da justiça de Deus.” (Marina Fidelis)
O religioso espírita é o que sustenta pensamento, linguagem, comportamento, que o aproximam, cada vez mais, do agenciar conscientemente a organização, o ordenamento, a harmonia, a estruturação inteligente do Universo.

Intensa transformação Espirita

Clique para assistir

Intensa Transformação

Na caminhada do meu ser, fui, sou e serei sempre o que,
        eternamente, sempre fui.
O que aprendi, o que vi, ouvi, falei, pensei, fiz, participei, chorei, sofri,
        gozei — alcancei e perdi, no processo de ser, para alcançar
        o ser pleno.
Fui catador, nômade, sedentário, agricultor, carpinteiro, pescador.
Fui homem.
Procurei a luz na escuridão, a alma nos corpos dos mortos,
        a vida na minha vida.
Fiz luz; gozei a luz dos outros.
Morri tantas vezes, muitas, não sei quantas.
Vivi no alimento, na força dos meus olhos, na plenitude
        do meu pensamento, na expressão do meu interior.
 Fui cantor, menestrel, ator, caminheiro, fui guerreiro, soldado,
       .
Fui homem, criança, mulher.
Fui forte e fraco.
Falei a iguais e a desiguais.
Agredi, sofri, fui perseguido, maltratado.
Sofri desgostos, fui desamparado.
Matei meus irmãos, furtei, fui castigado
        (quantas vezes? Nem sei dizer).
Aprendi.
Queria tudo, sem saber administrar o que tinha.
Fui rico, pobre, fiz o infinito no pensameno, na busca,
        na miséria e na riqueza.
Na indagação da dor, recebi respostas.
Recorri a tudo — queria mais, sempre mais.
Os momentos se sucediam.
Parecia-me que nada mudava, nada me satisfazia; queria mais
        do que mais eu tinha.
Queria o mundo, queria o poder, queria a riqueza.
Eu não sabia que eu queria o meu prórpio ser.
Buscava-me em todos e em tudo.
Quando descobri que o que desejava era ser plenamente o meu ser,
        comecei a viver o sentido da totalidade plena do que sou.
Sou eu, em todos os segundos — me procurando, me bastando,
        aprendendo, na força do que vivo, a realização
        plena totalização do meu ser.
 
Poema espirita Pense nisso.

O que é mediunato (resposta )

O que é Mediunato?
  • mediunato é a vivência coerente com os princípios da Doutrina dos Espíritos.
  • Mediunato é a responsabilidade e o compromisso com a verdade possível e as suas conseqüências.
  • Mediunato é o compromisso com a responsabilidade de ser espírita.
  • Mediunato é a ação humana gerando exemplos dignificantes.
  • Mediunato é a ação de servir o próximo.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

COLONIAS ESPIRITUAIS( RESPOSTA )

LÔNIAS ESPIRITUAIS SOBRE PLANETA  TERRA
Amigo(a),
Saúdo você na alegria e na esperança !
A estrada infinita se abre no horizonte!
Há companheiros chegando e somos uma grande caravana !
7.261.jpg (40426 bytes)
Nesta página vamos nos situar um pouco sobre a localização das regiões espirituais e alguns detalhes gerais.
ESPACO EM MOVIMENTO.gif (18550 bytes)
A Primeira e a Segunda Esfera ( Nº 1 e Nº 2) comportam a região mais materializada e densa, conhecida nos livros espirituais como " purgatório", "umbral" e é constituiído de seres super apegados ao Poder, Domínio, Posse e Propriedade. É habitado por Seres que desconhecem a vida espiritual e se a conhecem, a utlizam para escravizar e dominar outros. É uma região bastante complexa de fatos , pois ali estão todos os grandes erros e enganos da humanidade. Há poucas informações , notícias , relatos ou experiência de comunidades de Bem nesta região. Numa página anterior falamos da cidade de Cruzada, habitada por seres muito inteligentes , porém do lado oposto ao da Luz e que foram os personagens da Guerra na Terra chamada de Cruzada..
Nesta esfera, os habitantes vivem em lugares de desolação e miséria. Há grandes tempestades de frio e calor em regiões áridas. Há um céu acima e uma terra onde pisar. Os seres mais endurecidos no ódio formam núcleos e no que é permitido, interferem negativamente na vida dos humanos encarnados. Há animais feios e ferozes nesta região.
Vamos voltar a falar desse ponto - população e condições locais - quando tratarmos dos trabalhos dos Postos de Socorro das Colônias Espirituais no Resgate dos Seres nesta Esfera.

A Terceira Esfera abriga parte dessa população terrestre, porém de maneira mais amena e onde os Espíritos do Bem localizam assistências e onde estão situadas o que é chamado de 'Moradias".
Para se ter uma idéia cada retângulo é o equivalente a uma dessas "Moradias".Estas estações, colônias, núcleos espirituais estão em redor de todo o Planeta e sobre todos os países com uma organização mais ou menos complexa.
Nesta esfera são encontrados pássaros, animais diversos, flores como na Terra.

A Quarta Esfera ainda faz parte da região pesada do Planeta chamada de "Umbral". Ela abriga aqueles espíritos que vão reencarnar.É uma região de transição e onde se localiza a Cidade de NOSSO LAR  ( Sobre a Cidade do Rio de Janeiro) e a Colônia de ALVORADA NOVA ( sobre a cidade de Santos).
Nesta esfera são encontrados pássaros, animais diversos, flores como na Terra, só que muito mais bonitos.

A Quinta, Sexta e Sétima Esferas se difereciam por vibrações distintas à medida que se afastam da superfície.
Nestas Esfera se localizam as Diretrizes do Planeta, principalmente na Sétima onde estão os Grandes Centros de Encontro dos Mestres Ascensionados.
Para se ter uma idéia mais ou menos de sua localização pode-se dizer que as cidades espirituais acima ficam na região da atmosfera chamada de ionosfera.
COMENTÁRIOS GERAIS
O PLANETA TERRA como vimos é um grande corpo de vibração e de energia.
O seu campo magnético se projeta no espaço como o nossos 7 corpos espirituais.
A projeção do corpo magnético da Terra é ativo  e diferenciado.  Estas particularidades de cada região magnética permite que cada uma dessas regiões tenha caracterisiticas próprias.
PARTICULARIDADE CURIOSA
Se você está na 2ª esfera ou na 3ª ou nas demais esferas, você terá um chão onde pisar e um céu acima para olhar.
Os continentes e os mares do Planeta  possuem corpos espirituais que se projetam nestas regiões .
Na esfera onde se localizam as cidades espirituais você terá um chão onde pisar e um céu acima para avistar. Você não verá as fronteiras das esferas acima nem abaixo.  Em qualquer uma das esferas você terá a mesma geografia do Planeta e o mesmo fuso horário.
As passagens entre as ESFERAS ESPIRITUAI são as mais variadas possíveis. Há relatos de saídas chamadas de "campos de saída"; "Túneis"; travessias feitas por "embarcações".
Após esta compreensão linear das 7 esferas de existência e de experiências que envolvem o Planeta e que influenciam diretamente o que acontece no mundo da superfície, vamos dar um passo um pouco além.
É a compreensão de que outros mundos mais sutis existem dentro dos mundos grosseiros.
Já vimos a questão das novas freguências de Luz que estão penetrando a Terra no momento. Estas novas freguências nos permitirão acessar com  mais facilidade os mundos sutis de acordo com a sintonia da pessoa.
BARRA PULSANTE.GIF (10916 bytes)

COLONIA ALVORADA NOVA (2)


PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES DA COLÔNIA DE ALVORADA NOVA
Nesta página conheceremos os Prédios da Casa da Criança; a Unidade da Divina Elevação ; o Bosque da Divina Natureza; o Recanto da Paz; Templo para Meditação no Recanto da Paz; Habitações e o Centro de Aprendizado.
CASA DAS CRIANÇAS
7.25.jpg (37317 bytes)
COMETÁRIOS.:Não se estranhe em ouvir falar de crianças no mundo espiritual. Em cima é igual ao embaixo - é a lei. O prédio acima é o maior da Colônia em área e engloba o dormitório, alojamento e lazer. Sua localização é a da letra J próximo ao Prédio Central (ver mapa). Possui 5 andares e é todo feito de cristal com uma estrutura de armação metálica.
Do lado de fora há uma fonte que jorra água permanentemente e ao redor há caminhos feitos de ladrilhos coloridos. Ao entrar, há uma câmara que higieniza os visitantes e trabalhadores antes de entrarem em contato com as crianças.
No 1º andar. Aqui ficam as crianças doentes e as inadaptadas. Também há salas de briquedos pedagógicos e outras atividades que visam cuidar e curar crianças que tiveram mortes súbitas na Terra.
No 2º andar, há os quartos de meninos com camas e beliches.
No 3º andar, há os quartos das meninas com o mesmo tipo de quartos.
No 4º andar há todo tipo de salas. Há salas de bebês que foram abortados, há salas de bebês que esperam reencarnar; há salas de crianças especialmente cuidadas para não receberem influências de entidades a quem  muito devem.
A CASA DA CRIANÇA  acolhe aproximadamente 1% da população de ALVORADA NOVA, o que equivale a 2.550 crianças.
Neste momento em que estamos digitando, somos informados que a populaçao está muito maior agora, neste ano de 2000. Porém, vamos noutra oportunidade atualizar não apenas este dado mais todos os demais sobre a Colônia. 
Na condição de crianças os espíritos podem muito mais serem trabalhados do que na condição de adultos e assim permanecem por uma série de motivos que não podemos neste espaço comentar  devido a complexidade do assunto.
No 5º andar há um grande salão onde as crianças têm atividades em conjunto.
PRÉDIO DA UNIDADE DA DIVINA ELEVAÇÃO
7.251.jpg (27387 bytes)
COMETÁRIOS.:Neste Prédio é feito o contato com os Mestres Superiores, os Grandes Conselheiros Espirituais e Diretores das Hierarquias Planetárias. Aqui somente têm acesso o Diretor da Colônia e a Irmã Scheilla.
Aqui é que se recebem as principais orientações e Instruções sobre a Colônia
BOSQUE DA DIVINA NATUREZA
COMETÁRIOS.:Neste local existe uma imensidade de Plantas e de Flores e onde os habitantes buscam o lazer . É um local somente para descanso  e cheio de bancos e locais para conversas com amigos.   Este Bosque é situado num local mais elevado  . No centro há uma imenso lago de água fluídicas e calmantes.
As águas do lago caem por diversas cachoeiras numa altura de aproximadamente de 10 metros.
7.252.jpg (37643 bytes)
Neste local podem ser vistos animais, pássaros, peixes de cores brilhantes.
PRÉDIO SEDE DO RECANTO DA PAZ
7.253.jpg (32576 bytes)
COMETÁRIOS.:RECANTO DA PAZ É UMA GRANDE ÁREA ( letra H do mapa) onde os habitantes da Colônia aplicam-se à meditação, oração e ao contato com a Espiritualidade.  Aqui se reunem para sessões de música e também é usado para que os habitantes da Colônia possam receber parentes e amigos de outros Planos Espirituais.
Nota-se ao redor do lugar pilares de cristal e flores por todos os caminhos. No Prédio Sede acima  é o local onde são recebidos os Seres que retornam à Espiritualidade após terem cumprido suas tarefas na terra.
Aqui são recebidos todos os resgatados e desencarnados e onde são feitos as triagens para cada caso. No primeiro andar ( térreo) estão os registros e os arquivos de todos os espíritos; no segundo andar é destinado ao refazimento e entrosamento do récem chegado com os habitantes da colônia; e no terceiro andar é destinado ao tratamento e fortalecimento da pessoa.
No RECANTO DA PAZ há ainda um Templo chamado de MORADA DA ESTRELA.   Aqui, a pessoa que vai reencarnar treina telepatia e outros exercícios de comunicação com o seu futuro guia protetor que fica na MORADA DO SOL  situado no Bosque da Natureza Divina.
Assim , cada um de nós pode-se lembrar que tivemos aulas semelhantes com nosso Guia Espiritual nestes locais também.
HABITAÇÕES DOS MORADORES
COMETÁRIOS.: Para compreendermos melhor como é morar, ter uma moradia, numa colônia espiritual temos que comparar com a nossa vida na Terra. Ninguém recebe uma cas do governo de graça e vive com lazer, comida, casa  sem trabalhar. Assim é em Alvorada Nova Também.
Regra Geral nas Colônias Espirituais sobre o Brasil , somente que se dedicou e trabalhou em prol da comunidade por algum tempo tem direito a uma casa individual como esta abaixo.
No caso desta Colônia de ALVORADA NOVA  para se ter uma casa assim são necessários o equivalente a 10 anos de serviços de dedicação e amor. Neste período, com certeza, a pessoa já terá encontrado  novamente pessoas de sua familia.
A CASA TÉRREA - UNIDADE INDIVIDUAL
B ÁRVORES
C ALAMEDA
D JARDIM
E VEGETAÇÃO DIVISÓRIA ENTRE AS CASAS
7.254.jpg (33431 bytes)
Em ALVORADA NOVA ninguém fica sem serviço. Há muito trabalho para todos, pois a pessoa por ter recebido ajuda, sente a necessidade de corresponder e ajudar.
No periodo em que chega , a pessoa reside em habitações coletivas onde se vive em comunidade em prédios de 2 a 3 andares e aí vive até retornar à Terra ou para trocar de Moradia caso  aumente ou diminua a sua familia com a chegada ou saída de algum parente.
Há outros Prédios em ALVORADA NOVA com funções também muito importantes como o PRÉDIO DA SUBLIME JUSTIÇA   .
Já que citamos este Prédio, vamos citar um exemplo de suas funções. :
Uma determinada equipe saiu de ALVORADA NOVA em missão na Terra. Um dos membros da equipe atrasou todo o trabalho e colocou a missão em risco porque se ausentou sem autorização para procurar sua família   que estava encarnada.
Coube aos funcionários deste Prédio analisar este caso.


COLONIA ESPIRITUAL NOVA ALVORADA(1)

A NOVA''

  MAPA GERAL DA COLÔNIA
A Colônia possui forma circular.  O Campo Vibratório manifesta a imagem de uma imensa estrela  de oito pontas.
No mapa abaixo com os principais prédios. Vamos fazer um "tour"  apartir do Portão de entrada. Como dissemos em outra página, para aquele que se encontra perdido no mundo espiritual a primeira visão da colônia é a de uma imensa Luz na escuridão. Aos poucos se destacam o branco e o azul como numa nuvem e ao se aproximar é que se verá que alí existe uma grande comunidade  .
Convidamos você a entrar conosco mentalmente e - quem sabe não iremos visitar ou morar neste lugar algum dia por algum tempo? !
Vamos então entrar :
 COMENTÁRIOS GERAIS SOBRE A COLÔNIA ALVORADA NOVA
Portão Principal  (P)
Ligado ao Portão principal está um grande muro de 15 metros de altura, maciço que emite uma potente vibração magnética de proteção. Sobre este muro estão Torres de 10 metros de altura de forma cônica que é operado por espíritos guardiães.
Oito construções da Colônia possuem Torres com  pontas de Estrelas .  As Torres destas oito construções são ligadas por fluxos magnéticos e formam o desenho de uma estrela de oito pontas: verdes as que partem do Prédio Central; Azuís as que formam o quadrado e brancas as que foram a estrela.
Você que já leu a página da Nova Matriz da Terra, compreenderá melhor o papel dos campos magnéticos e sua importância numa colônia de trabalhadores da Luz numa região vibrações espirituais inferiores do mundo astral.
7.142.jpg (47561 bytes)
Após a entrada pelo Portão você verá ao Centro o Prédio Principal e demais prédios comoestá descrito abaixo.:
DISPOSIÇÕES DAS CONSTRUÇÕES NA COLÔNIA
LETRA A PRÉDIO CENTRAL
LETRA B UNIDADE DA DIVINA ELEVAÇÃO
LETRA C BOSQUE DA ALIMENTAÇÃO
LETRA D NÚCLEOS ESPIRITUAIS DE DESENVOLVIMENTO
LETRA E COORDENADORIAS ESPECIALIZADAS
LETRA F BOSQUE DA NATUREZA DIVINA
LETRA G PRAÇA CENTRAL
LETRA H RECANTO DA PAZ
LETRA I CASA DE REPOUSO / HOSPITAL DA IRMÃ SCHEILLA
LETRA J CASA DA CRIANÇA
LETRA K CENTRO DE APRENDIZAGEM
LETRA L CASA DA JUSTIÇA
LETRA M MURO PROTETOR
LETRA N TORRES DE DEFESA E HIGIENIZAÇÃO
LETRA O SETORES HABITACIONAIS
LETRA P PORTÃO PRINCIPAL
PRÉDIO CENTRAL
DESENHO VER NO FINAL DA   PÁGINA 7.14
No último andar realizam-se as reuniões mensais . As paredes são formadas de cristais e a Luz da colônia passam por eles . Uma grande mesa  e ao fundo estantes com centenas de livros. Nesta sala , ao fundo, estátuas de semblantes diversos ond figuram a dos espíritos dos seres por nós conhecidos pelos nomes de D. Pedro II e Gandhi..
São 42 Conselheiros, trajando uma vestimenta simples azul clara. A reunião é aberta por um dos Secretários. Citaremos alguns trechos da  Abertura de uma dessas Reuniões Mensais.:
"Possa Jesus, nosso amado Mestre, abençoar o Encontro desse mês, dentro de Sua providencial sabedoria e magnânima bondade. Meus companheiros do Conselho, temos hoje importante projeto a discutir: vamos colocar em pauta as novas técnicas de alimentação na colônia e novos processos de fomentar a produção de frutos. Discutiremos ainda os projetos apresentados pelo setor de Medicina para implantação de novo soro, especialmente extraído do mel vegetal, no trabalho com os doentes internados na Casa de Repouso. A Pauta incluirá também, por fim, os pedidos e os requerimentos de vários habitantes desta colônia..."
A atual coordenação desta colônia está a cargo atualmente de um ser conhecido por Cairbar Schutel. Neste trecho inicial da reunião está apenas alguns do temas básicos de discussão. Mas também se coloca para avaliação dezenas de outras situações que sempre ocorrem nas Colônias espirituais tais como transportes; instalação de aparelhos, autorização de visitas a Espíritos em estágio fora da Colônia ou a terrestres encarnados.

HOSPITAL DA IRMÃ SCHEILLA
7.143.jpg (25090 bytes)
CASA DE REPOUSO é O HOSPITAL desta cidade espiritual e o seu mais importante setor.  Compreende um trabalho muito amplo desenvolvido por Scheilla que coordena 14 equipes cujos coordenadores formam o Conselho da Casa de Repouso.
Existe um grande integração dos trabalhos dos seres espirituais deste Hospital com dezenas ou centenas de organizações físicas na Terra . Existem nestes grupos os Grupos de Resgate tanto no mundo espiritual quanto no mundo material nos casos já citados para os diversos eventos cataclismáticos que ocorrerão.
Este prédio é revestido de um material que parece cristal, mas por dentro o material é opaco em muitas salas, pois os pacientes não estão preparados para suportar o brilho da luz que envolve a colônia.
O Prédio tem oito andares e é o local onde são recebidos os espíritos resgatados pelos Postos de Socorro.  Este Serviço de Resgate é feito por uma equipe de seres conhecidos por nós como India.
Assim que chega ao hospital, dependendo das condições do ser, quase sempre lamentáveis, ele é trazido para um leito da Unidade de Recepção do Hospital.
LEITO DE TERAPIA DA UNIDADE DE RECEPÇÃO DA CASA DE REPOUSO
7.144.jpg (18151 bytes)
Descrição da Finalidade desse Leito.: Este leito    fica localizado numa sala com pouca luminosidade para não ferir a sensibilidade dos enfermos recém-chegados. Há biombos que separam uma série de leitos sobre as quais, dependendo da necessidade do paciente existe uma luz que possui tripla ação.: alimenta com energia a entidade que se recusa a fazê-lo por vias orais; acalma o ser, variando a tonalidade de acordo com o estado psíquico; e medica o enfermo, preparando-o para os remédios que serão ministrados durante o tratamento .
Estes leitos serão um dia usados na Medicina da Terra. Por onde deita o paciente há um colchão de ar e, abaixo destes, há espelhos que refletem a luz que perpassa o indivíduo.

PRÉDIO ONDE ESTÃO A ADMINSTRAÇÃO DAS 8 PRINCIPAIS ATIVIDADES INTERNAS DA COLÔNIA- letra D
"NÚCLEOS ESPIRITUAIS DE DESENVOLVIMENTO"
7.145.jpg (20150 bytes)
Este PRÉDIO (letra D) concentra  um grande complexo com as atividades abaixo.:
1-Administração Aperfeiçoamento da adminsitração da Colônia.
2-Energia Formas de Energia que sustentam e Defendem a Colônia. As Torres distribuem a energia.
3-Medicina Espiritual Aperfeiçoamento Médico - estudos - tratamentos e cirurgias dos habitantes. Novas Formas.
4-Casa da Criança Cuida do bem estar das crianças. Há um prédio só para as crianças
5-Doutrina Educação dos seres que passam pela Colônia
6-Alimentação Cuida da Alimentação própria de cada setor.
7-Lazer Cria Programas para os momentos de descanso dos habitantes, trabalhadores e pacientes.
8-Serviços Gerais Projetos de aperfeiçoamentos em diversas áreas como transporte interno e externo da colônia.
Estes Comentários são gerais e não há como descrever particularidades.Mas este prédio é como que de planejamento e estudos das atividades que serão feitas em outros setores. Por exemplo, no caso do Setor de Serviços Gerais, como dissemos, há grandes equipes de resgate de Seres no Plano astral que utilizam  veículos de transporte próprio.
Neste caso, vamos tratar separadamente do Tema sobre os POSTOS DE SOCORRO QUE EXISTEM nas regiões do Plano Astral da Terra e que são como que POSTOS AVANÇADOS na escuridão do denso plano que envolve o Planeta.
1ª GALERIA 2ª GALERIA

segunda-feira, 11 de junho de 2012

VIOLENCIA NO MUNDO ATUAL( ESPIRITA)

ar.jpg
Chico, estamos diante de uma onda crescente de violência em todo o mundo.
A que os espíritos atribuem essa ocorrência?
Gostaria que você se detivesse também no problema dessa corrida da população às armas, para a defesa pessoal. Como você vê tudo isso?
Chico Xavier:
- Temos debatido esse problema com diversos amigos, inclusive com nossos benfeitores espirituais e eles são unânimes em afirmar que a solidão gera o egocentrismo e esse egocentrismo exagerado reclama um espírito de autodefesa muito avançado em que as criaturas, às vezes, se perdem em verdadeiras alucinações.
Então a violência é uma conseqüência do desamor que temos vivido em nossos tempos, conforto talvez excessivo que a era tecnológica nos proporciona. A criatura vai se apaixonando por facilidades materiais e se esquece de que nós precisamos de amor, paciência, compreensão e carinho. A ausência desses valores espirituais vai criando essa agressividade exagerada no relacionamento entre as pessoas ou entre muitas das pessoas no nosso tempo.
De modo que precisaríamos mesmo de uma campanha de evangelização, de retorno ao Cristianismo em sua feição mais simples para que venhamos a compreender que não podemos pedir assistência espiritual a um trator de esteira, não podemos pedir socorro a determinados engenhos que hoje nos servem como recursos de pesquisas em pleno firmamento, nós precisamos desses valores de uns para com os outros.
Quando nos voltarmos para o sentimento, para o coração, acreditamos que tanto a violência, como a corrida às armas para defesa pessoal decrescerão ao ponto mínimo e vamos extinguindo isso, pouco a pouco, à medida que crescemos em manifestações de amor, reciprocamente.
Recebi sem fonte do texto.

Obsessão (ESPIRITA)

Grupo Espírita Bezerra de Menezes
O que é Obsessão?
A Obsessão é o domínio que alguns Espíritos adquirem sobre outros, quer encarnados ou desencarnados, provocando-lhes desequilíbrios psíquicos, emocionais e físicos É uma espécie de constrangimento moral de um indivíduo sobre outro. Pode ser de encarnado para encarnado, encarnado para desencarnado, desencarnado para encarnado e desencarnado para desencarnado. Essa influência negativa e irracional traz para as pessoas problemas diversos, o que as tornam enfermas da alma, necessitando de cuidados, como toda doença. Normalmente se faz tratamento das obsessões em centros espíritas kardecistas sérios.
Se a Obsessão é uma doença da alma, quais são seus sintomas?
A obsessão apresenta sintomas tais como: angústia, depressão, perturbação do sono (insônia ou pesadelos), mau humor, desinteresse pelo estudo ou pelo trabalho, isolamento social, pensamentos suicidas, desregramento sexual etc. Não se segue daí, que se conclua que todos os portadores desses sintomas estejam obsediados. Há diversas outras causas, conhecidas da ciência médica, que podem provocar sintomatologia semelhante.
E como se pode tratar essa doença espiritual?
A obsessão, sendo uma doença da alma, deverá ser curada definitivamente com a melhoria do indivíduo no campo moral e intelectual. O Espiritismo (doutrina de Allan Kardec) oferece tratamento seguro para essas doenças, pois trata o problema abordando os dois lados da vida. Se for um Espírito desencarnado, ele será chamado por meio de evocações particulares, nas reuniões sérias de intercâmbio espiritual, para uma conversa e conscientização do mal que está praticando. Do lado do encarnado, se cuidará de tratar com a evangelização (moralização) e pela fluidoterapia (aplicação de passes), levando-o ao entendimento do que precisa fazer para libertar-se do mal.
Como o Espírito recém-desencarnado recebe um novo envolvimento amoroso de sua esposa, ainda encarnada no mundo material? Ele não o aceita? Poderá interferir nessa relação? Há um tempo de espera, para que o cônjuge encarnado possa ter novo relacionamento sem magoar quem já desencarnou?
Quando o Espírito se desprende da carne, ele entra em uma outra dimensão de vida que é a vida espiritual. Lá, terá um nova percepção das coisas, tendo um raciocínio mais livre, mais pleno, pois não está mais confinado aos limites da matéria. Compreende que viverá outros aprendizados e que os afetos deixados na vida terrena igualmente terão também experiências necessárias ao progresso individual e coletivo. Entretanto, se ele for um Espírito pouco adiantado, permanecerá preso ao seu mundo mental, vivenciando as situações que vivia quando em vida, principalmente se cultivou paixões e sentimentos de posse exacerbados.
Poderá com isso sofrer, se seus entes queridos agem com desinteresse afetivo por ele, se entram em disputa por heranças ou mesmo se seus "amores" interessam-se por outras pessoas. Poderá interferir na vida das pessoas, muitas vezes originando processos obsessivos.
Neste caso, deve-se procurar ajuda espiritual numa casa espírita kardecista, para que o problema seja devidamente equacionado. Claro, essas situações de perturbações são de exceção. Normalmente o que se observa é a compreensão por parte de quem partiu. Não há um tempo específico que seja adequado para que se tenha novo envolvimento amoroso. Vai depender da situação de cada criatura. Nas relações verdadeiras, sinceras e duradouras, geralmente quando um parte o outro permanece um bom tempo sem que encontre substituição em seu coração, quando não opta por permanecer sozinho. Entretanto, nas relações difíceis, que são maioria esmagadora no planeta, a perda não se constitui em problema. Todas essas coisas são regidas pelos sentimentos. O tempo, neste caso, é o que menos importa.
Gostaria de saber como se identifica uma obsessão de encarnado para desencarnado. E como se livrar disso?
Sabe-se que a obsessão é uma espécie de constrangimento de um Espírito sobre outro e que isso se dá através da lei das afinidades espirituais (vide pergunta 42). Portanto, as influências ruins podem partir dos encarnados para os desencarnados também. Geralmente isso acontece nas situações onde entre os dois indivíduos existe uma relação em desequilíbrio, tanto de "amor" quanto de "ódio". Pode parecer estranho que se afirme que relações de amor possam gerar processos obsessivos, mas o amor desmedido e possessivo entre duas pessoas (mesmo que seja entre mãe e filho), geram desequilíbrios os mais diversos. Se um deles desencarna é claro que o sentimento permanece o mesmo, a menos que um deles venha a se libertar dele através do esclarecimento. Da mesma forma nos casos de pessoas que desencarnam deixando heranças em que os herdeiros ficam insatisfeitos e não tinham boa relação de afeto com o desencarnado, gerando condições fluídicas mórbidas que envolvem os dois planos. A única forma de se livrar desses problemas é buscando o esclarecimento, procurando uma casa espírita que tenha experiência nesse tipo de atendimento. O tratamento espiritual, esclarecendo os envolvidos no processo, aliado à mudança de postura do indivíduo é a chave para os problemas espirituais de toda ordem.
A depressão pode estar relacionada com obsessão? Como?
Os processos obsessivos moderados e graves levam quase sempre a um estado mórbido mental, que favorece enormemente os estados depressivos, com toda a sintomatologia que esta doença produz. Entretanto, nem todos os quadros depressivos podem ser atribuídos às influências espirituais. Existem mecanismos orgânicos, decorrentes de falhas em sínteses hormonais que explicam cientificamente a depressão. Evidentemente que mesmo nesses casos, pode haver influenciação espiritual por conta da atitude mental da criatura, embora não seja esse o agente causador do processo.
Há a possibilidade de ocorrer uma auto-obsessão, ou seja, de uma pessoa encarnada ser obsediada por ela mesma?
Sim, há essa possibilidade e não é rara. São pessoas que se encontram numa condição mental doentia, atormentando-se a si mesmo. Vivem em um mundo de desarmonia interior e buscam culpar tudo o que há em sua volta, gerando cada vez mais sofrimentos para si mesma e para quem com ela convive. As causas geralmente residem nos problemas anímicos do indivíduo, ou seja, nos seus próprios dramas pessoais. São traumas, remorsos, culpas e situações provindas do seu mundo íntimo e que prejudicam sua normalidade psicológica. Certamente, por conta de sua atitude mental, entram em sintonia com ambiente espiritual de igual teor, o que agrava o quadro, embora não seja esta a causa determinante da enfermidade. Além da evangelização espírita, costumam-se beneficiar-se enormemente com as psicoterapias, no que devem ser estimulados.
Uma convulsão poderá ser sintoma de uma obsessão?
Geralmente as convulsões não são sintomas de obsessão (embora ela possa aparecer associada à enfermidade). As convulsões propriamente ditas são ocasionadas por falhas na estrutura orgânica do homem e necessita de tratamento médico especializado. As alterações do sensório ocasionadas por influências espirituais, não configuram convulsões com o cortejo clínico estudado pela ciência médica terrena. Portanto, há que se ter cautela ao lidar com pessoas que tem crises convulsivas e que querem tratar-se nas casas espíritas. Elas podem ser portadoras de enfermidade epiléptica e necessitam de avaliação médica. Crises de subjugação possuem algumas características das crises epilépticas, mas são bem diferentes. Na epilepsia quase sempre o paciente perde a consciência e desfalece, com movimentos motores involuntátios. Na crise de subjugação, não! Observa-se brusca mudança de comportamento e o perturbado pode cair ao chão, porém, não desfalece e comporta-se como se fosse uma outra pessoa.
Como devemos proceder junto a uma pessoa que está sob o império da fascinação?
Casos de fascinação são muito comuns entre encarnados, e mesmo dentro das casas espíritas que endeusam seus médiuns ou dirigentes. Antes de concluirmos se uma pessoa está sendo vítima da terrível fascinação, é preciso pesar na balança do bom senso. Levemos o problema ao exame de sociedades idôneas, que não estejam sob o domínio das nossas idéias, para opinarem. Se tivermos certeza da obsessão, devemos procurar orientar aquele que padece. Havendo abertura, temos que ir esclarecendo o enfermo aos poucos, fazendo-o ver a presença da má influência. O que acontece na maioria das vezes, é a existência. O espírita é orgulhoso e, geralmente, não aceita que esteja mal assistido. Nestes casos, o melhor é deixá-lo nas mãos da influência em que se compraz. Só aprenderá com a dor.