Perispírito
1. ALGUMAS DEFINIÇÕES DO PERISPÍRITO
1)
Perispírito — Invólucro semi-material do Espírito. Nos encarnados, serve de
laço intermediário entre o Espírito e a matéria; nos Espíritos errantes,
constitui o corpo fluídico do Espírito. (Kardec, s. d. p., p. 374)
2) O Espírito é envolvido por uma substância que é
vaporosa para os encarnados, mas ainda bastante grosseira para os
desencarnados; suficientemente vaporosa, entretanto, para que ele possa
elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde quiser. Como a semente de um
fruto é envolvida pelo perisperma, o Espírito propriamente dito é revestido de
um envoltório que, por comparação, se pode chamar Perispírito. (Kardec, 1995, pergunta 93).
3) O Perispírito
é o Princípio intermediário entre a matéria e o Espírito, cuja finalidade é
tríplice: — manter indestrutível e intacta a individualidade; — servir de
substrato ao corpo físico, durante encarnação ; — constituir o laço de união
entre o Espírito e o corpo físico, para a transmissão recíproca das sensações
de um e das ordens do outro. (Freire, 1992, p. 29 e 30)
4) O Espírito Emmanuel, designa o Perispírito como “campo
eletro-magnético, em circuito fechado, composto de gases rarefeitos” (gases que
se desfazem ou diminuem de intensidade).
2. DENOMINAÇÕES DO PERISPÍRITO
Há inúmeras, em várias épocas, conforme a
Filosofia: nas eras primitivas, Corpo-Sombra;
para os indianos, Liga Sharira; no
antigo Egito, Ká; para a Teosofia, Corpo Astral; segundo Paulo de Tarso, Corpo Celeste; para a Filosofia do
Século XIX, Mediador Plástico; e,
finalmente para o Espiritismo, é o Perispírito.
3. ORIGEM DO PERISPÍRITO
A origem do perispírito está no fluido universal. O
ponto de partida do fluido universal é a pureza absoluta, da qual nada nos pode
dar idéia; o ponto oposto é a sua transformação em matéria tangível, adquirindo
diversos graus de condensação. O perispírito é uma dessas transformações, mas
sob a forma de matéria quintessenciada, ou seja, não perceptível aos olhos
carnais. Assim, o perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais
importantes produtos do fluido cósmico; é uma condensação desse fluido em torno
de um foco de inteligência ou alma. O
corpo carnal também tem seu princípio de origem nesse mesmo fluido condensado e
transformado em matéria tangível. No perispírito, a transformação molecular se
opera diferentemente, porquanto o fluido conserva a sua imponderabilidade e
suas qualidades etéreas. A natureza do envoltório fluídico está sempre em
relação com o grau de adiantamento moral do Espírito. (Kardec, 1975, cap. XIV,
item 7)
4. NATUREZA E CONSTITUIÇÃO DO
PERISPÍRITO
A natureza do perispírito está sempre em relação
com o grau de adiantamento moral do Espírito. Os Espíritos inferiores não podem
mudar de envoltório a seu bel-prazer, pelo que não podem passar, à vontade de
um mundo para o outro. Os Espíritos superiores, ao contrário, podem vir aos
mundos inferiores, e, até, encarnar neles. Quando o Espírito encarna em um
globo, ele extrai do fluido cósmico desse globo os elementos necessários para a
formação do seu perispírito. Assim, conforme seja mais ou menos depurado o
Espírito, seu perispírito se formará das partes mais puras ou das mais
grosseiras do fluido peculiar ao mundo onde ele encarna. Resulta disso que a
constituição íntima do perispírito não é idêntica em todos os Espíritos
encarnados e desencarnados que povoam a Terra ou o espaço que a circunda. O
mesmo já não se dá com o corpo carnal, que se forma dos mesmos elementos,
qualquer que seja a superioridade ou inferioridade do Espírito. (Kardec, 1975,
cap. XIV, item 9)
5. PROPRIEDADES DO PERISPÍRITO
Flexibilidade e expansibilidade são as duas principais propriedades do perispírito.
O perispírito não está preso ao corpo, sem poder desprender-se. Em Obras Póstumas, no capítulo sobre
manifestações dos Espíritos, 1.ª parte, item 11, lemos: "O Perispírito não
está encerrado nos limites do corpo como numa caixa. É expansível por sua
natureza fluídica; irradia-se e forma, em torno do corpo, uma espécie de
atmosfera que o pensamento e a força de vontade podem ampliar mais ou
menos". Baseando-se neste texto, o Dr. Ari Lex acha que não há necessidade
de usarmos a palavra "aura". O termo atmosfera fluídica seria uma noção mais simples e cristalina.
6. FUNÇÕES DO PERISPÍRITO
6.1. ORGANIZADOR BIOLÓGICO
O perispírito é o molde fluídico, a "idéia
diretriz" , o "esqueleto astral" ou o "modelo organizador
biológico" do corpo carnal.
Sabemos que o Espírito acompanhado de seu
perispírito começa a se ligar ao corpo físico do reencarnante desde o começo da
vida embrionária. Como esboço fluídico que é, o Perispírito vai orientando a
divisão celular, ou seja, a sua união com o princípio vito-material do germe.
Como campo eletromagnético que é, pode, por isso, ser comparado ao campo do
ímã, quando orienta a disposição da limalha de ferro. (Lex, 1993, p. 49 a 54)
6.2. INTERMEDIÁRIO ENTRE O CORPO
E O ESPÍRITO
O Perispírito é órgão transmissor, funcionando como
um transformador elétrico, no qual a corrente entra com certa voltagem e sai
com voltagem diferente. O corpo recebe a impressão, o Perispírito a transmite e
o Espírito, sensível e inteligente, a recebe, analisa e incorpora. Mas podemos
ter um trajeto inverso. Quando há iniciativa que vem do Espírito, como ordem
para o corpo executar, o Perispírito a transmite para o sistema nervoso, que a
define como um impulso motor. Essa ordem vai, através dos nervos motores, aos
músculos, que se contraem, obedecendo à ordem recebida. Surgem, assim, os
movimentos: locomoção, fala, gestos da mímica, canto, salto etc. Alguns
movimentos são automáticos, como os da respiração, do bombeamento do sangue
pelo coração e, mais profundamente inconscientes, as contrações peristálticas
do intestino. Também, nesse caso, a atuação do Perispírito é inegável. (Lex,
1993, p. 57 a 61)
6.3. ATUAÇÃO NAS COMUNICAÇÕES
MEDIÚNICAS
As bilocações dos Espíritos são os fatos marcantes
que atestam o desprendimento do Perispírito. Kardec, em Obras Póstumas, diz:
"Fica, pois, demonstrado que uma pessoa viva pode aparecer simultaneamente
em dois pontos diferentes; num, com o corpo real; em outro, com o Perispírito
condensado, momentaneamente, sob a aparência de suas formas materiais".
(Lex, 1993, p. 62 a 74)
Em todo o ato mediúnico, o Espírito aproxima-se do
médium e o envolve nas suas vibrações espirituais. Essas vibrações irradiam-se
do seu corpo espiritual, atingindo o corpo espiritual do médium. A esse toque
vibratório semelhante a um brando choque elétrico reage o perispírito do médium.
7. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
FREIRE, A. J. Ciência
e Espiritismo: da Sabedoria Antiga à
Época Contemporânea. 3. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1992.
KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1975.
KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São Paulo, FEESP, 1995.
KARDEC, A. O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores. São Paulo, Lake, s.d.p.
KARDEC, A. Obras Póstumas. 15. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1975.
LEX, A. Do Sistema Nervos à Mediunidad
KARDEC, A. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. 17. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1975.
KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. 8. ed., São Paulo, FEESP, 1995.
KARDEC, A. O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores. São Paulo, Lake, s.d.p.
KARDEC, A. Obras Póstumas. 15. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1975.
LEX, A. Do Sistema Nervos à Mediunidad
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