Hippolyte Léon Denizard Rivail, este nome lhe é estranho? Se lhe disserem que ele foi escritor, pedagogo e tradutor, ajuda? Dizer que é francês não acrescenta em nada? Está certo. E se lhe disser que ele é Allan Kardec, melhora? Se continuar sem saber quem é, ao menos o nome deve soar menos desconhecido e talvez mais fácil de pronunciar.
Pois é, Rivali nasceu na França no início do século XIX, e mesmo vindo de família onde a magistratura e a advocacia eram profissões quase que herdadas, por serem tão tradicionais, ele preferiu seguir por outro caminho e se enveredou nos estudos das ciências e da Filosofia. Estudioso e preocupado com o próximo, Rivali dava aulas aos mais jovens. Depois de concluir o curso de Ciências e Letras, aos dezoito anos, passou a traduzir as obras de François Fénelon e outras obras que versavam sobre educação e moral.
Sempre envolvido com a educação, Rivali dava aulas e dedicava-se a luta por um ensino público mais democrático. Ele não ficava de braços cruzados apenas criticando o sistema e propondo soluções, ele também dava cursos gratuitos em sua casa e, preocupado com os métodos didáticos, chegou a criar um método para que o estudante conseguisse gravar as principais datas e acontecimentos da França através da memorização.
Rivali passou a ter interesse pela mediunidade após frequentar as “mesas girantes”, onde também adquiriu conhecimento sobre psicografia. Após algum tempo passou a se comunicar com espíritos, um dos quais lhe dissera que já haviam se conhecido em tempos antigos, porém Rivali era chamado de Allan Kardec. Foi então que Rivali passou a adotar o nome Allan Kardec, para diferenciar seus estudos como pedagogo e seus estudos relacionados ao espiritismo. A partir de então procurou compreender o homem de maneira completa, integrando os conhecimentos filosófico, científico e moral, mas sem negligenciar a dimensão espiritual e interior.
A obra publicada mais conhecida, de autoria de Rivali, é o Livro dos Espiritos, lançado no dia 18 de abril de 1857. A obra reuniu não somente outros médiuns, além de Rivali, mas também contou com a cooperação de dezenas de espíritos. A obra, criada sob a forma de perguntas e respostas, conta com 1019 destas perguntas e respostas sendo dividida em quatro partes, que abordam: as causas primárias, o mundo espírita ou dos espíritos, as leis morais e esperanças e consolações.
O Livro dos Espíritos é a obra mais famosa relacionada ao Espiritismo ou Doutrina Espírita e Allan Kardec o seu mais importante autor e difusor. Ficou curioso pra ler o livro? Dá uma olhadinha no site Portal do Espírito que você encontra a obra já traduzida para o português.