olho2-c2
Escrever para mim é o mesmo que pensar alto. Sabe quando as idéias fluem e você tem que escrever para não perder o fio do pensamento? Pois é, mas acontece que nem sempre agradamos a todos… E pensando nisso me lembrei de um fato da minha infância que gostaria de compartilhar com os leitores.
Quando eu era menina minha mãe ouvia novelas pelo rádio, e eu me lembro que numa novela tinha uma personagem que se chamava Zefa Meleca. Um rapaz se incomodava muito porque é que um colega seu, gostava tanto da Zefa. E um dia ele perguntou para ele, porque ele gostava da Zefa Meleca que estava sempre com o olho remelando (daí o motivo do apelido dela). Eu nunca me esqueci da resposta dele: “Tem gente que gosta do “zóio”, e outros da meleca, eu gosto é da meleca.” Eu achei de uma singularidade essa resposta, porque ele não estava nem aí com a preocupação do outro, ele amava e aceitava a Zefa Meleca do jeito que ela era.
Somente uma pessoa que aceita a si mesmo como é, é capaz de aceitar o outro como ele também é. A auto-aceitação nos liberta do perfeccionismo, e aceitamos as nossas fraquezas e erros como parte do nosso aprendizado. Nem sempre nos aceitarmos e aceitar o outro como ele é, está implícito que o outro nos aceita como somos. Por isso não tem sentido para quem se aceita ficar reivindicando que o outro o aceite, porque entendemos que o processo sempre começa com a auto-aceitação. Assim não nos ofendemos e nem ficamos magoados se o outro não nos aceita. Completo a minha reflexão com uma mensagem de Hamed.
ACEITAÇÃO
Aceita a vida que Deus te deu.
Aceita-te como és.
Aceita teus familiares.
Aceita teus conflitos.
Aceita tuas decepções.
Aceita tua parentela.
Aceita tuas dificuldades financeiras.
Aceita tuas desilusões.
Aceita as ingratidões contra ti.
Aceita tudo e todos. Aceita atos e atitudes e faze o melhor que puderes. Aceitar não quer dizer aplaudir e fazer o mesmo, mas compreender que cada um de nós tem e faz o que pode, que cada indivíduo está num grau diferente de evolução. Portanto, aceita o próximo como ele é. Tu, porém, trabalha em favor de teu adiantamento espiritual e autoconhecimento. Portanto, aceita-te como és, aceita teu próximo e faze sempre o teu melhor.
(Francisco do Espírito Santo Neto – Hammed)