segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Há apenas uma existencia corporal (Espiritismo)

Se não há reencarnação .é evidente que há apenas uma existência corporal.Se nossa existencial corporal é a única ,a nossa alma foi criada por ocasião de seu nascimento ,a menos que admita a anterioridade da alma .Mas neste caso, perguntaríamos o que era a alma antes do nascimento e se o seu estado não constituiria  uma existência ,sob uma forma qualquer .Não há ,pois,meio termo;ou a alma existia ou não existia antes do corpo .Se existia qual era a sua situação?Teria consciência de si mesma?propomos as seguintes questões :

1 Por que a alma revela aptidões tão diversas e independentes das ideias adquiridas pela educação?
2 De onde vem a aptidão extranormal de certas crianças em tenra idade por esta arte ou aquela ciência,enquanto outras permanecem inferiores ou sofríveis por toda a vida?
3 De onde vem ,para alguns ,as ideias inatas ou intuitivas ,que não existem para outros?
4 De onde vem ,para certas crianças ,esses impulsos precoces para os vícios ou virtudes ,esses sentimentos inatos de dignidade ou de baixeza que contrastam com o meio que nasceram?
5 Por que certos homens ,independente da educação recebida ,são mais adiantados que os outros?
6 Porque há selvagens e homens civilizados?Se tomarmos uma criança hotentote,de peito ,e educarmos ,levando -a aos mais renomados liceus ,faremos dela um Laplace ou um Newton? pense nisso

Nenhum comentário:

Postar um comentário