terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Ogã classificação dos pontos(Umbanda)

Conforme as classificações a baixo,separamos os pontos cantados dentro dos estilos de toques que são pedidos para a forma de cantar o ponto ,e não o toque especifico do Orixa ,como é usado nos cultos da nação.
----------Toque de marcação ,é que é um toque pratico e serve para cantar todos os pontos,com contra temos e repiques ,não respeitando os balanços e os tempos de outros toques,cantando todos os pontos num toque só.

----------toque nago também conhecido como Alujá ,mas com uma pequena variação no numero de toques no atabaque ,passa a ser conhecido como arrebenta.

---------toque Ijexá ,toque básico com ampliações ,contratempos e repiques .Dentro da linha melódica desse toque ,passamos também o toque conhecido como Bravum,ou Agueré Oxossi,o Afoxé .Dependendo do ponto fica muito harmonioso .depois vem o Barravento ,com posição básica ,ampliações e contratempos toque que define bem o Orixá Iansa e seus toques de combate .

--------toque de Angola conhecido como Samba Cabula porem o nome adotado é Angola.

--------toque Congo de Ouro esse toque também é conhecido como Keto.

Classificação de Pontos
Ponto de Firmeza -Estes ponto deve ser cantado apos o ritual de abertura de gira é o momento que se pede licença do Orixá que se trabalha naquela gira.Não pode ser confundido com ponto de Firmeza de Guia ou Médium.

Ponto de Coroa--Este segundo a ser cantado nos trabalhos -e um ponto a ser direcionado ao Guia chefe da casa direcionando a coroa dele .

Ponto de chamada --pontos cantados para que aconteçam as in corporações dos Guias nos Médiuns.Pontos de chegada.

Ponto de subida--pontos para que aconteça a desecorporação,ou ponto de partida.

Um Ogan deve estar ciente de suas funções dentro e fora do terreiro ,é ideal prestar a caridade ,pois esse é o dom que o Pai maior já lhe passou.

Mais informações no livro (A B C do Ogan ) autor Severino Sena, Editora Madras 2010 um abraço a todos os Ogans do planeta . A função do Ogan é de ter conhecimento dos toques, cantos, e dar movimentação de energias ao cantar e tocar

Nenhum comentário:

Postar um comentário