sábado, 30 de maio de 2015

Ectoplasma e os Reinos da Natureza:

Ectoplasma e os Reinos da Natureza:

Nas obras de Francisco Cândido Xavier, “Missionários da Luz”, Rio de Janeiro, FEB, 1945, página 112  os espíritos comentam a André Luiz:
“Trata-se de elementos das plantas e das águas, naturalmente invisíveis aos olhos dos homens, estruturados para reduzido número de vibrações”.
Na obra “Nos Domínios da Mediunidade”, página 238 “Aulus”, instrutor espiritual de André Luiz, explica-lhe a composição de que é feito o ectoplasma:
“Aí temos o material leve e plástico de que necessitamos para a materialização. Podemos dividi-lo em três elementos essenciais, em nossas rápidas noções de  serviço, a saber – fluídos A, representando as forças superiores e sutis de nossa esfera, fluídos B, definindo os recursos do médium e dos companheiros que o assistem, e fluídos C, constituindo energias tomadas à natureza terrestre”.
Hernani Guimarães Andrade, o maior estudioso no assunto no Brasil, em sua obra “Espírito, Perispírito e Alma, na página 174 faz a seguinte classificação  dos componentes do ectoplasma:
a)    ectomineroplasma – originando dos corpos minerais inorgânicos , e dele a água (grifo nosso);
b)   ectofitoplasma – extraído dos vegetais;
c)    ectozooplasma – produzido pelos animais, inclusive o homem.
Se fizermos uma analogia , teríamos uma correlação significativa na qual hipoteticamente poderíamos deduzir que:
O fluído A, representando as forças  superiores e sutis de nossa esfera poderiam ser o fluído cósmico Universal, derivando-se o fluído  vital, tanto citados nas obras de Allan Kardec.
O fluído B, retirados dos médiuns e seu companheiros  poderiam ser o ectozooplasma, citados nas obras do Dr. Hernani.
O fluído C, constituído de energias tomadas da natureza terrestre poderiam ser o ectomineroplasma, dos corpos minerais e inclusiv

Nenhum comentário:

Postar um comentário